Veja minha participação no Jornal da Gazeta

February 3, 2017 |

Televisão

Tem muita novidade chegando aos museus e galerias de São Paulo. O Museu de Arte Moderna, no Ibirapuera, abre na terça feira três novas mostras. Na sala grande, uma importante exposição de Anita Malfatti, um dos nomes de peso do modernismo brasileiro. A exposição comemora os 100 anos da primeira individual de Anita, em 1917, que marca o início do movimento modernista brasileiro, bem antes da semana de 22. Em crítica no Estadão, Monteiro Lobato elogiou o talento da artista, mas detestou seus modernismos. A curadora Regina Teixeira da Costa escolheu 70 obras, entre pinturas e desenhos de várias fases da carreira de Anita, e juntou a elas fotos e documentos de época. Na sala Paulo Figueiredo o MAM apresenta mostra que revive os breves anos da Galeria Domus, entre 1947 e 1951, pioneira do mercado de arte paulistano, especializada no modernismo. E o novo projeto parede do museu é assinado por Marcia Xavier, inspirado em rios e cidades.
Na Vila Madalena, o fotógrafo Bob Wolfenson abriu exposição de trabalhos recentes, no Anexo da Galeria Millan. São 28 fotos feitas em esquinas, cruzamentos e faixas de pedestres de 15 cidades do mundo. E a Galeria Raquel Arnaud recebe a arte do paulistano Tuneu. São papéis, telas e quatro esculturas, que marcam uma volta a este suporte depois de décadas. O hexágono é a inspiração para todas elas.
Nos Jardins, a Galeria Lume abriu exposição de Amalia Giacomini. Sua arte investiga, na pintura e no objeto, as superposições e transparências e seus efeitos óticos. A curadoria é de Paulo Kassab. A Galeria Baró abre amanhã mostra sobre a parceria das artistas Lea van Steen e Raquel Kogan. São 30 obras, entre vídeos, instalações e objetos interativos. Além das obras em conjunto, a mostra traz também uma seleção de suas produções individuais. Também amanhã a Galeria Nara Roesler abre a primeira individual do cubano Alexandre Arrechea no Brasil. Ele faz parte do coletivo Los Carpinteros, que já veio várias vezes. São cerca de 30 trabalhos, entre murais aplicados nas paredes da galeria, aquarelas e esculturas. Boa Noite.


Nenhum comentário.

Deixe seu comentário: