Veja minha participação no Jornal da Gazeta

September 22, 2017 |

Televisão

A avenida Paulista reune as melhores novidades culturais da semana. Numa das pontas, no número 2424, o Instituto Moreira Salles inaugurou nova sede, depois de quase 4 anos de obras. O prédio, assinado pelo escritório Andrade Morettin Arquitetos, conta com três andares expositivos, uma biblioteca e espaços para mostras de cinema, palestras, cursos e shows. Na programação do novo endereço, destaque para a exposição “Os Americanos”, do fotógrafo suíço Robert Frank, e para a mostra de fotos do alemão Michael Wesely, que documentou a construção do edifício.
Na outra ponta, a Japan House, abre hoje a instalação de Kohei Nawa, expoente da nova geração de artistas japoneses; trata-se de uma montanha de espuma que se modifica a cada segundo. Outra mostra aberta esta semana traz 80 fotos de Sergio Coimbra sobre o trabalho do chef japonês Yoshihiro Narisawa, um gênio preocupado com ecologia e sustentabilidade. O fotógrafo seguiu o cozinheiro Japão afora, em infindáveis viagens, para documentar de onde vêm e como são escolhidos seus ingredientes. E depois fotografou os pratos prontos.
E a galeria Luisa Strina apresenta mostra do artista mexicano Pedro Reyes. Dentre as obras, destaque para a série “Litófonas”, formada por blocos monolíticos de mármore preto, com cortes paralelos de diferentes comprimentos e profundidades, resultando em objetos que produzem sons diferentes quando tocados.
Revisitando o passado, a Ricardo Camargo Galeria apresenta um grande acervo de arte brasileira modernista sobre papel. Uma parte é dedicada a Ismael Nery, com trabalhos datados de 1923 a 1933. A outra parte tem obras de artistas da mesma geração, tão importantes quanto: Di Cavalcanti, Portinari, Gomide, Tarsila, Anita Malfatti. E o espaço de Ugo di Pace abriu ontem mostra de mobiliário, prataria, imagens sacras e pinturas brasileiras dos séculos 18 e 19. Tudo trazido pelo antiquário baiano Itamar Musse. A mostra impressiona pelo número de peças importantes e raras. Aproveitem. Boa Noite.


Nenhum comentário.

Deixe seu comentário: