Veja minha participação no Jornal da Gazeta

April 18, 2014 |

Televisão

Pixinguinha será mais uma vez homenageado na semana em que se comemora o Dia Nacional do Choro. Afinal, é o patrono do estilo musical e nunca foi superado como intérprete. A data é 23 de abril, quarta-feira, mas o Instituto Moreira Salles, a Imprensa Oficial do Estado e o Sesc têm programação para três dias. De terça a quinta-feira, o Sesc Vila Mariana apresentará “Outras pautas — Pixinguinha em concerto”, seleção de arranjos originais do maestro, executados por uma formação de 30 músicos, a Orquestra Pixinguinha na Pauta., com Nailor Proveta como solista. Os concertos marcam o lançamento de duas caixas de partituras elaboradas pelo músico: Pixinguinha: outras pautas e O Carnaval de Pixinguinha. As caixas, uma com 44 arranjos e outra com 25, contêm composições suas, incluindo clássicos como “Carinhoso” e “Lamento”, arranjos feitos para músicas de compositores como Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô, Donga e João da Bahiana, e temas de tradição popular orquestrados. As duas trazem livretos especiais com conteúdo sobre as composições e os arranjos. E focam na produção de Pixinguinha para o programa da rádio Tupi comandado pelo lendário Almirante, entre 1947 e 1952. O trabalho é uma sequência da publicação Pixinguinha na Pauta, de 2010, que tem o selo do IMS e da Imprensa Oficial.
Mais música no Teatro Bradesco, na Pompéia. Trata-se do musical Nas Alturas, premiado na Broadway com quatro Tony Awards. Do original In The Heights, criado por Lin-Manuel Miranda, o musical que estreou em 2008 foca na comunidade latina que vive em Washington Heights, na periferia de Nova York, onde sempre é festa, e se ouve hip hop, salsa, merengue e soul music. O texto foi finalista do premio Pulitzer em 2009. O elenco tem quase 30 atores/cantores/bailarinos, dirigidos por André Dias, dançando as coreografias originais de Andy Blankenbuehler. Até 25 de maio.
E a Osesp, comandada pelo maestro Isaac Karabtchevsky, apresenta na semana que vem, concerto de sotaque totalmente russo. Na primeira parte o pianista moscovita Nikolai Luganski sola o Concerto Nº 3 de Rachmaninof para piano e orquestra. Na segunda parte, a orquestra interpreta a Sinfonia nº 1 Sonhos de Inverno, de Tchaikovski. São três apresentações de quinta a sábado. No domingo de manhã, a Osesp apresenta apenas a sinfonia.


Nenhum comentário.

Deixe seu comentário: